segunda-feira, 29 de outubro de 2012

NUTRIÇÃO:
(Os benefícios dos pães integrais para a saúde)
brasileiro está em busca de uma alimentação mais saudável. A constatação, indicada em dados analisados pelo Projeto Organics Brasil, foram publicados, na semana passada, no portal do MMA (Ministério do Meio Ambiente) e apontam que, em 2011, o consumo de produtos orgânicos, por exemplo, cresceu 40% no país. Apesar da analise positiva, não é difícil constatar, por conta própria, que a procura por itens considerados “mais saudáveis” está com tudo no Brasil.
Basta passear pelas gôndolas dos principais supermercados nacionais e você encontrará com menos dificuldades do que há alguns anos, frutas, verduras, mel e cereais produzidos sem o uso de produtos químicos. Os produtos integrais – 100%, mistos (farinha refinada e integral), ou enriquecidos com a adição de vários grãos – também têm destaque nas prateleiras dos estabelecimentos que estão adequando produtos e tendências para atender melhor as exigências destes clientes.
Na Confeitaria Romana o habitual pãozinho francês – tradicionalmente feito com farinha refinada – ganhou ingredientes integrais, acrescidos à farinha de praxe, para ser vendido numa versão mais nutritiva. “O consumo aumentou, principalmente, depois que as pessoas perceberam que os pães escuros, feitos com farinhas integrais e menos processadas, são realmente melhores para a saúde pois, fornecem mais nutrientes do que o pão comum e têm mais fibras, garantindo a saciedade por períodos maiores e melhorando o funcionamento do intestino”, fundamentou a nutricionista das Unidades da Confeitaria Romana Larissa Aline de Souza. Mas não é preciso abandonar o filão comum solitário no fundo da dispensa. Como todo conselho plausível Larissa lembra que se consumido moderadamente o francês tem seu valor.
“O pão pertence ao grupo dos cereais e é uma excelente fonte de energia, além de fornecer vitaminas do complexo B, sódio, potássio e hidratos de carbono de absorção lenta; essenciais para o bom funcionamento do organismo”, avaliou. Aliás, não é porque o pão é integral – 100% ou agregado – que o consumo descuidado está liberado. Quem tem o olho na balança não pode esquecer-se que o grande diferencial dos integrais são os nutrientes presentes nos grãos pouco processados.
“Dependendo dos grãos adicionados as calorias do produto podem aumentar, por isso,moderar o consumo seja qual for a escolha, é o aconselhável”, ponderou a nutricionista. Além do pão francês versão integral, a Confeitaria oferece ainda o pão de forma e outro inteiriço, de casca grossa e miolo macio, ambos produzidos com farinha mista integral e também o bolo multigrãos cuja receita leva linhaça, aveia, girassol, trigo branco, trigo integral, açúcar mascavo e banana desidratada.

*O que você precisa lembrar sobre os integrais!
• O termo “grão integral” refere-se ao grão moído na sua totalidade, com exceção da casca,
• As necessidades de fibras do corpo são mais bem atendidas com alimentos integrais,
• Apenas a farinha de grãos integrais contém todas as porções nutritivas do grão, porém os pães com farinha mista também são mais nutritivos do que os pães de farinha branca (refinada),
• Ao se voltarem para o pão branco, nas últimas décadas, as pessoas sofreram uma perda drástica de nutrientes e estão mais suscetíveis a desenvolver, por exemplo, a deficiência de ferro no organismo.
*Informações baseadas no o livro Nutrição: Conceitos e Controvérsias de Frances Sizes e Eleonor Whitney
Mão na Massa!
Que tal tentar uma receita caseira rápida e fácil de pão integral?! Anote!
Ingredientes
1 kg de farinha integral
1/2 pacote de fermento para pão (fermento instantâneo)
2 1/3 xícaras de água morna
1/3 de xícara de melado orgânico
1/2 xícara de óleo (escolha um de boa qualidade! Você pode optar pelo azeite!)
1 colher de sopa de sal
Você pode adicionar castanhas picadas para dar um sabor extra, mas lembre-se, a quantidade não pode ser exagerada para não sobrecarregar a massa!
O preparo da massa 
Um dia antes, prepare a massa na batedeira para massas pesadas ou bata a mão. Este pão não precisa ser sovado, basta misturar os ingredientes de maneira homogênea.
Junte primeiro a farinha e o fermento, depois aqueça a água e despeje sobre a mistura. Acrescente o óleo e o melado. Finalize com a pitada de sal. Bata até obter uma massa homogênea. Reserve-a e deixe-a descansar em temperatura ambiente até crescer bastante e baixar (cerca de 3h30 de descanso se estiver calor. No frio deixe cerca de 40 minutos a mais). Após este procedimento você pode guardar a massa na geladeira e no dia seguinte, antes de assá-la, deixá-la descansando por mais uma hora. Asse em 220°C a 250°C, por aproximadamente 30 minutos, ou até dourar. Bom apetite!.
Por: Garota Blue
Powered By Blogger

About Me