terça-feira, 18 de setembro de 2012

Beleza:
(Cuidados com a beleza para cada faixa etaria)
Não faz muito tempo, víamos gerações e gerações de  mulheres passando de mãe para filha seu regime de cuidados com a pele de maneira imutável. Eram cuidados que deveriam ser observados durante toda a vida… Os mesmos produtos eram usados sempre, sem levar em conta o grau de envelhecimento da pele.
“Mas, com tantos avanços tecnológicos, no campo dos produtos e tratamentos para a pele, hoje, você deve  adaptar sua rotina de cuidados de acordo com a sua idade, visando atender as necessidades da sua pele no tempo certo”, afirma a dermatologista Cristine Carvalho, diretora do CDE – Centro de Dermatologia e Estética. A seguir, a médica enumera alguns prós e contras sobre a melhor forma de cuidar de sua pele aos 20, 30, 40 e além dos 50 anos:
• Não tome banhos de sol: em qualquer idade!
“É irônico ver muitas mulheres gastando com cremes ou injeções antienvelhecimento e tratamentos para parecer mais jovem, quando a maneira mais fácil e eficaz de manter a aparência mais jovem é estar atenta sobre a exposição ao sol, evitando horas de pico e usando um chapéu de aba larga, por exemplo”, diz a diretora do CDE.
• Use protetor solar diariamente: a partir dos seus 20 anos
“A partir dos 20 anos – embora seja muito importante a proteção solar na adolescência e na infância também – é essencial tornar rotineira a aplicação de protetor solar diário de pelo menos 30 FPS no rosto e nas partes expostas do corpo. Este é um hábito saudável que você deve cultivar para colher benefícios futuros, pois é um dos fatores-chave para manter a pele com uma aparência jovem e saudável”, ensina Cristine Carvalho, que também é chefe do Departamento de Fototerapia do Curso de Pós-Graduação em Dermatologia da Fundação Pele Saudável, Instituto BWS.
• Use produtos de limpeza profunda: a partir dos 20 anos
“Se você tem uma pele com propensão a manchas, use com regularidade um produto de limpeza com ácido salicílico, que também ajuda a manter os poros limpos, evitando o aparecimento de acne. Você deve saber também que sua acne pode mudar de natureza, entre a adolescência e a idade adulta (resultado de flutuações hormonais), se concentrando mais no queixo e na área de linha da mandíbula”, informa a dermatologista.
• Não exagere na maquiagem na casa dos 20
“Aos 20 e poucos anos, somos abençoados por uma pele cheia de viço, então, provavelmente, você não precisará de uma base com cobertura total. Opte por um creme hidratante colorido ou uma simples cobertura de BB cream. A maioria de nós tende a sobrepor camadas e camadas de creme e de base no rosto, o que deixará a pele mais oleosa. Para ajudar no controle da oleosidade do rosto, use o pó apenas na zona-T ou lenços que absorvam a oleosidade sem retirar o pó da pele”, ensina a médica.

• Use um produto retinóide, a partir dos 30
“É inevitável: a pele, na casa dos 30, vai começar a mostrar algumas linhas de expressão e algumas rugas finas. Aelasticidade vai começar a diminuir. A aplicação de um produto retinóide, algumas vezes por semana, vai ajudar a retardar alguns desses problemas de pele. Só não esqueça de manter o uso do protetor solar junto com o de retinóides, pois esta susbtância pode afinar a pele e torná-la mais propensa aos danos provocados pelo sol”,diz a dermatologista Cristine Carvalho.
• Faça esfoliação e peelings, a partir dos 30
“A renovação celular é mais demorada quando você entra na casa dos 30. Isto significa que leva mais tempo para que novas células da pele atinjam a superfície, o que pode dar à pele uma aparência menos radiante. A solução é incentivar a renovação celular, com a orientação de um dermatologista, que pode recomendar um peeling de acido glicólico, que irá revelar novas células da pele rapidamente. Se você não é fã de peelings, um método mais suave para estimular a renovação celular, em casa, é usar um produto que contenha ácido glicólico ou ácido láctico”, diz a médica.
• Respeite o seu período de sono, principalmente a partir dos 40
“A perda de colágeno e de elasticidade da pele na casa dos 40 significa que você vai encontrar mais imperfeições na sua pele, que parecerá ser menos resistente. Mas não perca o sono por isso, pelo contrário, torne o sono uma prioridade. A pele se repara enquanto você dorme. Por isso, se você não dormir o suficiente, ela se mostrará com um tom pálido, cinza e comrugas e olheiras mais pronunciadas. O ideal para garantir a beleza: entre 7 – 8 horas de sono todas as noites”, ensina a diretora do CDE.
• Aos 40 anos, não use o mesmo hidratante que você usava aos 20
“Aos 40 anos, sua pele está mais fina e clamando por ingredientes que atenuem as linhas finas, as rugas e as manchas escuras que você deve ter notado que estão surgindo. Opte por produtos que contenham peptídeos e coenzima Q10 para ajudar a aumentar a resiliência. Para a hiperpigmentação, o ingrediente chave que vai ajudar a acabar com o tom escuro é o alfa-hidroxiácido (AHA). Ele pode deixar a pele sensível, por isto é preciso cuidado ao usá-lo, principalmente se você se expõe ao sol com frequência”, diz Cristine Carvalho.
• Use cremes mais emolientes, a partir dos 50
“A partir dos 50 anos, suas glândulas sebáceas começarão a produzir cada vez menos oleosidade, assim, sua pele ficará mais seca e mais sensível. Combata esta secura usando umcreme mais emoliente. Procure por aqueles com antioxidantes e ceramidas (que são lipídios naturais que permitem à sua pele reter a umidade). Quando for lavar o rosto evite sabonetes, principalmente aqueles que contêm lauril sulfato de sódio, que pode retirar a umidade e a oleosidade da pele. Prefira um gel suave” recomenda a dermatologista.
• Não negligencie a área dos olhos, depois dos 50
“Rugas e o aprofundamento da pele na área ao redor dos olhos parecem mais intensas, depois dos 50 anos, devido à perda de colágeno e de gordura. Cuide desta área da pele com cremes que contenham silicone, vitaminas E e C, que podem ajudar temporariamente a preencher as linhas finas e a minimizar o seu aparecimento, além de hidratar e diminuir a produção de radicais livres”, diz a médica.
Por:Garota Blue
Powered By Blogger

About Me