quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Bem-Estar:
(Mitos e verdades sobre a dor de cabeça)

Em todo o mundo, estima-se que cerca de 90% das pessoas sofrem ou sofreram de dor de cabeça, de acordo com um levantamento realizado pela Organização Mundial da saúde (OMS). No país, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe), mais de 138 milhões de brasileiros são acometidos pelo incômodo . Neosaldina, o analgésico para dor de cabeça mais vendido no Brasil1, esclarece alguns dos mitos e revela as verdades sobre essa doença que é tão popular que inspirou a criação de lendas que expliquem suas causas. 

• Chocolate e dor de cabeça
MITO E VERDADE: Muitas pessoas acham que chocolate causa dor de cabeça, mas existe uma justificativa para essa associação. Na fase anterior ao início da dor de cabeça, chamada de pródromo, sintomas como bocejos, sensibilidade à luz e barulho ocorrem junto com a vontade de comer doces, principalmente chocolate. No entanto, vale lembrar que o chocolate pode desencadear crises em algumas pessoas que sofrem com enxaqueca. O doce contém cafeína e uma substância do tipo amina, com ação sobre o calibre dos vasos sanguíneos, chamada feniletilamina. Essas substâncias podem deflagrar episódios de enxaqueca em determinados pacientes.

• Dor de cabeça forte é enxaqueca
MITO: Uma dor de cabeça forte não pode ser considerada enxaqueca. A intensidade da dor não possui nenhuma ligação direta com o diagnóstico da doença. Não obrigatoriamente uma dor de cabeça forte é característica específica da enxaqueca. Outras doenças também podem cursar com dor de cabeça em diferentes graus de intensidade.

• Toda enxaqueca é genética
MITO: Existe apenas um tipo de dor de cabeça de origem 100% genética, que é chamada de enxaqueca hemiplégica familial – um sintoma que acompanha perda de força em um lado do corpo. Para os outros tipos de enxaqueca, não existe a relação genética. O que acontece é que a enxaqueca afeta cerca de 20% da população; por isso a maioria das pessoas que sofrem com enxaqueca tem algum familiar que também convive com o sintoma, por mero acaso,atribuído à própria estatística alta.

• Dor de cabeça vem do fígado
MITO: Pessoas mais sensíveis podem desencadear crises de enxaqueca ao ingerir alguns alimentos específicos, como os que possuem grande quantidade de cafeína, o que não tem nenhuma relação com a digestão. O fígado e estômago não são responsáveis diretamente pela enxaqueca. O que ocorre muitas vezes é que as sensações desagradáveis de indigestão, enjoo e vômito causadas pela crise de enxaqueca fazem com que as pessoas pensem que a causa é digestiva ou alimentar.

• A falta do uso de óculos pode dar dor de cabeça
MITO: Apenas o astigmatismo – uma deficiência visual caracterizada pela visão fora de foco provocada pela curvatura anormal da córnea – pode provocar uma dor de cabeça forte nos momentos em que se fazem esforços visuais. Por isso, a falta de óculos não pode ser o responsável por dores de cabeça que se apresentem de forma intensa, frequente, com náuseas, vômitos e de um só lado da cabeça.

Por:Garota Blue



Powered By Blogger

About Me