terça-feira, 8 de maio de 2012

Bem-Estar:
(Ciclismo emagrece e traz qualidade de vida)


Cada vez mais, a busca por uma vida saudável, ainda que em meio a uma rotinha atribulada, torna-se uma necessidade. Mais do que um objetivo, praticar exercícios físicos é um recurso imprescindível para se preparar a situações de estresse do dia a dia. “Pedalar é uma boa atividade a quem deseja regular o humor e, com isso, a pessoa fica apta a lidar melhor com momentos de atritos, por exemplo”, afirma Hassan Ahmed Yassine Neto, cirurgião torácico do Hospital e maternidade São Luiz e coordenador médico do World Bike Tour 2012.
O especialista aconselha a começar os primeiros passeios de bicicleta de forma gradual e em locais planos  para evitar, assim, fadigas musculares e outros desconfortos. “É preciso ter consciência de que o resultado almejado não é conquistado num único dia, por isso, o treino tem de ser frequente e gradual, aconselha o médico. “O exercício inadequado pode levar a uma série de lesões, dores musculares e articulares”, explica. Outra dica importante é usar capacete em todas as idades como equipamento de segurança.

Por ser uma das atividades mais completas, pedalar movimenta todo o corpo. Conheça 10 principais vantagens em andar de bicicleta:
1. Combate estresse e depressão: As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e depressão.
2. Desintoxica: com o aumento da sudorese durante a pedalada, o processo de metabolismo se acelera e contribui com a eliminação de substâncias tóxicas do organismo.
3. EmagreceCombinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda e controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal.
4. Faz ser mais feliz e ter bom sono: O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas – que fazem com que o indivíduo seja mais feliz) e aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.
5. Reduz colesterol e triglicérides: Com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos.
6. Evita o infarto: Ocorre também diminuição da glicemia, controlando a diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva à angina e ao infarto agudo do miocárdio.
7. Diminui a pressão arterial: Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas.
8. Aumenta a imunidade: com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a se defender de vírus e bactérias.
9. Melhora a respiração: O esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando oxigenação dos pulmões e dos tecidos.
10. Garante boa forma e fôlego de atleta: A prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular.
Por:Garota Blue

Powered By Blogger

About Me