quinta-feira, 27 de setembro de 2012

BEM-ESTAR:
(Alimentos que protegem a saúde do coração)

Setembro é o mês do coração  e a importância da saúde desse órgão é lembrada por meio de campanhas de conscientização no dia 29.Doenças cardiovasculares são responsáveis por, aproximadamente, 30% dos óbitos no Brasil, tornando-se a primeira causa de morte entre a população brasileira. A maneira mais simples de preveni-las é, também, muito eficaz. Estudos mostram que 70% dos distúrbios cardíacos podem ser evitados com a boa alimentação.
“O consumo excessivo, tanto de gordura de origem animal quanto de frituras, alimentos industrializados feitos com gorduras trans e de carboidratos refinados, predispõe ao acúmulo de placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue e aumentando, assim, a pressão arterial e os riscos de infartos e AVC”, afirma Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição da Mundo Verde.

Sementes como a Chia e a Linhaça, ricas em ômega 3, auxiliam na prevenção. “O ômega 3 ajuda a diminuir o colesterol e a pressão arterial. Por isso, alimentos fontes, como chia, linhaça e seus óleos devem fazer parte do cardápio” completa Flávia.
Outros alimentos que são funcionais e diminuem os riscos de contrair doenças do coração. Conheça os principais:
Óleo de peixe: fonte de omega 3, auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão.
Suco de uva:  fonte de poderosos antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres e relaxam os vasos, auxiliando no controle da pressão arterial e do colesterol.

Cápsulas de óleo de alho: rico em alicina, um antioxidante, o alho impede que o colesterol se fixe na parede das artérias evitando o entupimento dos vasos. Além disso, aumenta a elasticidade dos vasos, favorecendo a circulação ereduzindo a pressão arterial.
Cacau: fonte de epicatequinas e catequinas de efeito antioxidante. Reduzem a agregação plaquetária e auxiliam no controle do colesterol.
Farinha de banana verde: Contém o amido resistente, que fortalece e aumenta o número de bactérias benéficas do intestino, favorecendo um bom funcionamento intestinal. Tambémdificulta a absorção das gorduras e glicose.
Spirulina havaiana: fonte de vitamina K, importante para adequada coagulação sanguínea e para saúde cardiovascular, pois evita o enrijecimento da parede das artérias.
Chá verde: é rico em polifenoi. Apresenta ação comprovada na redução dos níveis de colesterol sanguíneo.
Óleo de abacate: destaca-se pelo alto teor de ácido oléico e de beta-sitosterol que diminuem as taxas de colesterol prevenindo a aterosclerose, infartos e derrames.
Por:Garota Blue

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