quinta-feira, 18 de outubro de 2012

BEM-ESTAR:
(Dicas para se adaptar ao horário de verão)
O horário de verão brasileiro terá início no próximo domingo, dia 21 de outubro, à zero hora, quando os relógios deverão ser adiantados uma hora em boa parte dos estados brasileiros, incluindo São Paulo. Isso significa dormir e acordar uma hora mais cedo em algumas regiões, o exige certa adaptação do ser humano.
Segundo o médico Arnaldo Lichtenstein, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, unidade da rede pública estadual e maior complexo hospitalar da América Latina, o melhor sono ocorre duas a três horas depois de escurecer. E o hormônio regulador do sono, “melatonina”, acionado pela falta de luz, é alterado com a mudança de horário.

“Para se adaptar ao novo horário, o ideal é evitar situações estimulantes no final da tarde ou na parte da noite, afirma, explicando que quanto mais estímulo maior a dificuldade do organismo em relaxar. Ele observa que outros hormônios, como o cortisol e ohormônio do crescimento, também sofrem variações durante o dia.
Evitar o consumo de café ou chá preto  é uma das dicas dadas pelo médico do HC. “Exercícios físicos muito extenuantes também devem ser evitados”,observa, citando ainda outras atitudes que podem prejudicar o descanso, tais como se alimentar demais no jantar, ir dormir sem comer, tomar banho muito frio ou muito quente, e ler livros ou ver filmes muito estimulantes nas horas que antecedem o sono.

“O horário de verão não é única instância que desequilibra o organismo. Novos turnos de trabalho ou viagens internacionais podem agir da mesma forma”, lembra.
Para manter a saúde, esses cuidados com o sono devem ser constantes o ano todo. “Dificuldade de dormir ou de acordar podem predispor o paciente a problemas cardíacos. O infarto, por exemplo, costuma ocorrer algumas horas depois de acordar e, principalmente, na segunda-feira, dia que o estresse comumente aumenta”, diz Lichtenstein
Ele lembra que o bom ambiente de sono envolve local silencioso, escuro e arejado, e ressalta que uma boa dica para os dias que antecede à mudança é dormir a cada dia alguns minutos mais cedo. Segundo o médico, outra dúvida comum é quanto aos horários das medicações. “A orientação é seguir o horário do relógio”, diz. E complementa com outra dica: “aproveite o final de tarde e início de noite mais claros para fazer atividades prazerosas e caminhadas”.
Por:Garota Blue
Powered By Blogger

About Me