sábado, 21 de abril de 2012

Bem-Estar:
(Como se prevenir das doenças do outono)



Com o outono, temperatura alterna-se entre frio e calor ao longo do dia, o que facilita o aparecimento de gripes, resfriados e doenças respiratórias, como rinite alérgica, sinusite e asma. Segundo Fátima Maria V. Porfírio, infectologista do Hospital Sepaco, nesta época é necessário evitar locais fechados ou mal ventilados.“Estes ambientes de aglomeração são propícios para a veiculação dessas doenças, que podem ser adquiridas pelo ar”. 
Como fórmulas de prevenção, muitas pessoas acreditam que as soluções caseiras, tais como chás e canjas ajudam, mas elas apenas melhoram o desconforto da fase difícil das doenças. Embora válidas, não curam. “O fundamental é manter o ambiente arejado, repousar e ingerir grande quantidade de líquidos, além de dar preferência aos alimentos mais leves, durante o período de febre e mal-estar”,completa Fátima.
Vale lembrar que é importante estar atento a campanha de vacinação  contra a gripe, pois todos podem partiçipar inclusive crianças a partir de seis meses de idade e idosos. Para os adultos é indicada a vacina dupla contra tétano, difteria e contra pneumococo, que previne infecções, como pneumonia, otites, faringites, sinusites e meningites.
“A vacina contra a gripe é segura. Às vezes, pode-se observar dor e vermelhidão no local da aplicação e, raramente, ocorre febre baixa, indisposição e dor corporal. Estas reações, normalmente, desaparecem espontaneamente em 24 a 48 horas e o efeito contra o vírus permanece. Vale a pena com certeza prevenir-se desta maneira!”, enfatiza a médica.
Conheça a diferença entre gripe e resfriado.
Gripe: é causada pelo vírus Influenza que provoca febre alta, dor de cabeça, tosse, coriza, obstrução nasal, dor corporal, lacrimejamento, e mal-estar intenso. Nas complicações das gripes podem surgir infecções bacterianas, principalmente, a pneumonia, que é grande causa de óbito nos idosos, crianças com menos de cinco anos de idade e imunossuprimidos (pessoas que possuem a eficiência do sistema imunológica diminuída).
Resfriado: apresenta manifestações mais leves. “Os sintomas são mais característicos das vias aéreas superiores, como a rinite (obstrução nasal e coriza intensa), tosse seca, febre esporádica ou ausente” explica doutora.

Por:Garota Blue

Powered By Blogger

About Me