domingo, 29 de abril de 2012

Bem-Estar:
(Dieta: Porque o excesso de refrigerante faz mal à saúde?)



A preferência pelo refrigerante atinge a população brasileira cada dia mais. Segundo dados do Ministério da saúde, 30% das pessoas consomem a bebida ao menos cinco vezes por semana, sendo que a maioria exagera na quantidade. Quais são os malefícios deste abuso e como deixar esse hábito de lado? Juliana Martins, nutricionista do Hospital Sepaco, fornece as dicas.
Qualquer tipo de refrigerante é prejudicial à saúde, seja ele light, diet ou comum. A diferença está na matéria-prima que adoça a bebida. Os light e diet possuem um alto teor de adoçante, que aumenta a pressão arterial, causa inchaço do abdômen e produção de gases. Já os comuns, concentram muito açúcar e provocam o ganho da gordura abdominal e o risco da pessoa desenvolver diabetes”, explica Juliana.
É importante avaliar a quantidade de refrigerante ingerido para verificar se já não se tornou um mau hábito ou até mesmo um vício. “Muitas pessoas tomam refrigerante ao invés de água quando estão com sede, e perdem os benefícios que ela traz à saúde, como por exemplo, o funcionamento melhor do intestino e hidratação da pele. Nestes casos, é preciso ter a consciência do problema para poder criar hábitos mais saudáveis, e ir substituindo o refrigerante, aos poucos, por sucos naturais, água, chás e água de coco, destaca a nutricionista.
Entretanto, essa mudança, segundo Juliana, é difícil no início e, às vezes, é necessário o acompanhamento de um profissional de nutrição para auxiliar no cardápio, além do apoio da família, incluindo frutas após as refeições. Esta atitude ajusta a quantidade de açúcar no organismo e pode substituir aquela vontade por comer um doce. “Outra dica é aliar esta sugestão aos exercícios físicos. Tudo em prol de uma vida mais  saudável”, reforça Juliana.

Por:Garota Blue

2 comentários:

TianeBijux disse...

por isso q eu só a favor de um suquinho natural, bem melhor no sabor e benefico a nossa saúde! ;)

Garota Blue disse...

É msm Tiane.Nada melhor, do que um suco natural, ou um mate bem geladinho de tarde. E não causa nenhum dano a nossa saúde!. Bjusss ;)

About Me