segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Dieta:
(Engordar depois da dieta: Saiba mais sobre o efeito rebote)
Quem nunca passou pela frustração de recuperar o peso perdido, ou até ganhar alguns quilinhos a mais, pouco tempo após um regime? O sentimento é de não ter cumprido as regras da maneira correta, seja durante ou na manutenção da dieta. Porém, o problema pode ser uma resposta do organismo, que não acompanhou o processo de emagrecimento, é o chamado Efeito Rebote, que devolve o peso perdido.
Segundo Rodrigo Motta, fisioterapeuta, especialista em acupuntura como auxiliar no tratamento de emagrecimento  da Clínica Motta, é importante que a dieta seja feita de forma a envolver todo organismo no processo e que o peso não seja perdido todo de uma única vez, em um curto espaço de tempo. “Os platôs, períodos de pausa do emagrecimento durante a dieta, ajudam o corpo a se acostumar com o novo peso, possibilitando que o paciente não o recupere ao término do processo de emagrecimento”, explica.

Ao perder peso de forma muito rápida, isto é, um emagrecimento acima de 1 kg por semana, o organismo entende que a pessoa esta passando por alguma dificuldade, seja ela uma doença ou vivenciando um  ambiente de extrema escassez de alimento, e tenta recuperar o peso inicial que está acostumado. “Na realidade, é seu próprio organismo sabotando o seu emagrecimento”, comenta Motta.
É comum que a manutenção do novo peso seja extremamente difícil quando a perda ocorre em um curto espaço de tempo e sem o acompanhamento criterioso e adequado. Motta ressalta que a necessidade desse acompanhamento é para que o corpo entenda que se trata de um processo natural e saudável.
Os intervalos na perda de peso podem desmotivar o paciente, que vinha animado com os resultados e de repente se depara com uma pausa no emagrecimento. Contudo, a conscientização da importância dos platôs para o sucesso do emagrecimento é fundamental para que o desânimo não faça o paciente desistir da dieta antes do final do processo.

Estas pausas que o próprio organismo impõe ao emagrecimento, na realidade são momentos para certificar que está tudo certo com o corpo, sem doenças e não falta nenhum nutriente. Após, esta avaliação, a pessoa esta pronta para voltar a emagrecer e, ao final do emagrecimento, o corpo não vai mais buscar aquele peso inicial.
Outro fator relevante para garantir que o efeito rebote não aconteça é ter a consciência de que sua dieta é mais complexa do que apenas restringir alguns alimentos. Vale ressaltar que o cardápio deve ser equilibrado e estar aliado a uma rotina de hábitos saudáveis, paraemagrecer sem passar fome e no tempo adequado à quantidade de peso que se desejar perder.
Para finalizar, Motta destaca que, após o emagrecimento, a pessoa necessita seguir a próxima etapa que é a manutenção para que o profissional que está acompanhando o paciente possa assegurar-se que o peso ideal está estabilizado.
Por:Garota Blue

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

About Me